Estudantes: Alexsandro Burite,
Gabriela Santos, Richard Silveira
Polo: Sapeaçu
A evolução e os desafios da EaD no Brasil
A modalidade de estudo a distância não é uma inovação do último século, apesar do crescimento na oferta de cursos de ensino superior e técnico. No Brasil, o fortalecimento do sistema dos correios introduziu a educação por correspondência, através da entrega de materiais impressos para estudo. Além disso, a expansão da radiodifusão contribuiu para o desenvolvimento da educação a distância, ocasionada pela facilidade do acesso e a ampla cobertura. Em seguida, a experiência foi aprimorada com a internet.
Com
o advento das tecnologias de informações e comunicações, a sociedade vem
modificando seus valores sociais, as formas de comunicação, o estilo de vida e
também os cenários políticos, intensificando a produção e disseminação de
informações de diversas temáticas incorporadas no dia a dia. O desenvolvimento
das novas tecnologias e o avanço da internet ampliaram as possibilidades de
interação e aprendizado dos indivíduos comprovando os potenciais além dos
limites tecnológicos, ampliando o exercício da cidadania, o aumento da
visibilidade e as demandas por transparência nas ações públicas. A educação
também foi influenciada com todas essas transformações.
Com
o passar dos anos, a educação ganhou novas formas de atuação. Na modalidade a
distância, as TICs como ferramentas auxiliares de ensino e aprendizagem,
ganharam cada vez mais destaque na formação dos profissionais. Uma das
características mais relevantes é a diversidade geográfica, que não necessita
da presença do indivíduo e seus mediadores no mesmo espaço.
No
Brasil, o ensino a distância foi mencionado na Lei nº 9.394 de dezembro/1996,
que estabeleceu as diretrizes e as bases para a educação nacional. No artigo
80, a lei determina que o poder público deverá incentivar o desenvolvimento do
ensino a distância em todas as modalidades de ensino. Para regulamentar o
artigo 80, o decreto nº 9.057/17 (que revogou o decreto nº 5.622/05), conceitua
a EaD como uma:
[...] modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos
processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e
tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas
de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e
desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que
estejam em lugares e tempos diversos (BRASIL, 2017).
É
importante notar como a definição da educação a distância é abordada na lei,
com destaques para a mediação didático-pedagógica, os processos de ensino
aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação (TIC).
A
mediação didático-pedagógica está relacionada a participação do docente, que
transcende seu papel de mero transmissor de informações e passa a protagonizar
como mediador, facilitador de conteúdos auxiliando seus alunos no processo de
construção do conhecimento.
O
processo de ensino aprendizagem promove uma maior interação entre docentes e
alunos, com o objetivo de ensinar e aprender. Esse objetivo é alcançado não
pelas avaliações constantes com atribuições de notas, mas sim pelo
acompanhamento da construção do conhecimento do aluno ao longo dos dias.
As
TICs são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem. Os
ambientes virtuais de aprendizado (AVA) utilizam as tecnologias para
potencializar a aprendizagem em diversos contextos, tanto na flexibilidade em
relação ao idioma, ideologias e reflexões, quanto aos diversos formatos e suas
possibilidades de interações e comunicações. Para alcançar a eficácia no
processo de ensino aprendizagem é necessário o gerenciamento dos recursos
pedagógicos e tecnológicos, por isso a escolha das ferramentas, materiais e
serviços deve ser realizada de maneira coerente com a proposta pedagógica do
curso.
Apesar
das vantagens e dos instrumentos legais que garantem a promoção da educação a
distância, a realidade ainda é adversa. Para o estudo na modalidade online, por
exemplo, é primordial o acesso à internet e a utilização de equipamentos compatíveis
e com as configurações necessárias, requisitos que não são acessíveis para
todos aqueles que gostariam de ter acesso a essa educação.
De
acordo a União Internacional de Telecomunicações (UIT) (2015), o Brasil tem se
destacado na promoção do acesso e uso das TICS. Nessa pesquisa, o Brasil foi um
dos 10 países que mais obtiveram progresso no desenvolvimento da internet. A
UIT afirma que, atualmente, 58% dos brasileiros têm acesso à internet. Apesar
da avaliação positiva na difusão do acesso, a UIT conclui que o alto custo dos
equipamentos e dos serviços ainda são os principais motivos pelos quais os brasileiros
não possuem acesso à internet. A UIT também destaca que apesar de todos os
esforços para a expansão do acesso, o progresso do desenvolvimento das
competências para utilizá-la não acompanha. Segundo
o Livro Verde (2000), a alfabetização digital é a habilidade necessária para
manuseio das TICS, que deve ser contemplada nas grades curriculares para
capacitação dos usuários. E não apenas com cursos de capacitação, mas também
com incentivos a utilização, para que o usuário modifique sua posição de
consumidor passivo tornando-se um agente ativo, incluído digitalmente, capaz de
produzir, questionar, criticar e reutilizar o conteúdo que tem acesso.
Para
aqueles que conseguiram vencer as etapas de custeio e o desenvolvimento das
competências digitais necessárias para atuação no ambiente online, as
estratégias recomendadas para obtenção do sucesso nessa modalidade de educação
perpassam os princípios da motivação, do interesse e da disciplina, esses estão
diretamente relacionados com o indivíduo. Manter-se motivado para a construção
do seu próprio conhecimento é essencial para alcançar realizações pessoais e
profissionais. No mesmo sentido que a motivação, o interesse deve orientar os
estudos. O interesse é originado pela necessidade de entender determinadas
temáticas, assuntos que despertam a curiosidade do indivíduo. A disciplina
também compõe o rol dos atributos necessários para o sucesso nos estudos online.
Ser disciplinado está relacionado ao planejamento das horas necessárias para
ler o material pertinente, tirar dúvidas com os docentes e realizar
as atividades propostas.
Faça você mesmo:
Construa um mapa mental traçando a evolução histórica da Ead no Brasil. No mapa deve constar comentários sobre os desafios existentes em cada uma das seis gerações e quais os avanços tecnológicos ocorridos que possibilitaram o surgimento de cada uma das gerações seguintes. O mapa deve ser feito a mão, em uma folha de papel oficio A4. Mas em sequencia o aluno deve tirar uma foto do mapa, converter a imagem em JPEG e enviar para pasta do blog.
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Construa um mapa mental traçando a evolução histórica da Ead no Brasil. No mapa deve constar comentários sobre os desafios existentes em cada uma das seis gerações e quais os avanços tecnológicos ocorridos que possibilitaram o surgimento de cada uma das gerações seguintes. O mapa deve ser feito a mão, em uma folha de papel oficio A4. Mas em sequencia o aluno deve tirar uma foto do mapa, converter a imagem em JPEG e enviar para pasta do blog.
Referências
BRASIL. Decreto Lei nº 9. 057 de
25/05/2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://goo.gl/Tvto38. Acesso em: 22 maio 2018.
BRASIL. Decreto Lei nº 5.622 de
19/12/2005. Vetado. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de
1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
https://goo.gl/6k4TrJ. Acesso em: 22 maio 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20/12/1996.
Estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional. Disponível em: https://goo.gl/B1dmKC. Acesso em: 22 maio 2018.
BRASIL. Sociedade da Informação no
Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e
Tecnologia, 2000. Disponível em:
https://goo.gl/iAfzUD. Acesso em: 22 maio 2018.
UNIÃO INTERNACIONAL DE
TELECOMUNICAÇÕES. Organização das Nações Unidas. Agência da ONU elogia Brasil
por avanços na promoção do acesso à tecnologia e à internet. Disponível em
https://goo.gl/EWgznW. Acesso em: 22 maio 2018.
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