Educação Aberta e Tecnologias Móveis

Página para postagens referentes a disciplina de Educação Aberta e Tecnologias Móveis, do curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 



"A educação aberta colaborativa em rede tem sido considerada uma filosofia educacional importante para enriquecer a aprendizagem ao longo da vida e tem proporcionado a oportunidade de aceder e construir conhecimento através da web"

Em seus referenciais os autores abordam diversos aspectos no que tange a educação de caráter colaborativo, levando em conta que tivemos diversos avanços ao longo dos anos, sendo que, com a ascensão das tecnologias digitais, esse avanço foi estratosférico tais como a inserção das tecnologias áudio visuais em sala de aula (no primeiro momento a televisão), logo depois (partindo do século XX) a inserção da internet no contexto de sala de aula, e agora as redes sociais chegaram como ferramenta colaborativa para as práticas em sala de aula, porém não podemos deixar de falar que algumas empresas dedicam-se em produzir ferramentas digitais para serem utilizadas em sala de aula (tal como a google for education). Diante de toda essa gama de ofertas de plataformas para incrementar o processo de ensino e aprendizagem, não podemos deixar de citar o papel do professor e da gestão escolar em buscar formas de apropriação plena de tais ferramentas para melhoria de suas práticas.


"As ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais."
Sabemos que vivemos com uma geração tecnológica, o mundo está na palma das mãos, não temos dúvidas sobre a intensa presença da tecnologia na vida dos jovens. Não cabem mais aulas expositivas nas quais são utilizados o quadro e o livro didático. É inevitável que a relação tecnologia e educação estejam cada vez mais próximas. E nesse contexto, o professor deixa de ser o transmissor de conhecimentos, tornando-se um mediador, um orientador, com feedback, contextos e instruções. Por isso a tecnologia deve ser usada em projetos que tenham objetivos claros e integrada com o currículo escolar. Segundo uma pesquisa da Faculdade de Latino-Americana de Ciências Sociais, 70% dos jovens brasileiros utilizam a internet como auxilio nos estudos. Essa pesquisa mostra que os alunos querem uma nova forma de aprendizagem. Um estudo, realizado pelo Instituto de Pesquisas Datafolha e pela consultoria Din4mo, indica que 54% dos docentes brasileiros de escola pública querem usar mais tecnologias digitais nas tarefas corriqueiras administrativas e de ensino. 53% declararam ser usuários regulares. Mas nos deparamos com outros obstáculos da rede pública brasileira: infraestrutura e a formação docente. Dados do questionário da Prova Brasil 2015 apontam que 67% dos professores disseram ter necessidade moderada ou alta de aperfeiçoamento profissional para o uso pedagógico de tecnologias de informação e comunicação. São inúmeros os benefícios trazidos pelos recursos tecnológicos à educação. Porém, é necessário que o professor conheça as ferramentas que existem a sua disposição para que o aprendizado ocorra de fato. Usar as tecnologias na escola está além de dispor de recursos, ele implica em aliar método e metodologia na busca de um ensino interativo, podemos citar facilmente diversos aplicativos para melhoria da dinâmica do ensino e aprendizagem, tais como as ferramentas do google e o próprio moodle (esse ultimo requer um tanto mais de conhecimento em internet e designer online) Certamente, novas perspectivas surgem com o uso da tecnologia tanto para professores como para os alunos. Contudo, tem que ter vontade política para que ocorram as formações de professores e as questões da infraestrutura sejam superadas.




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